O caminho do Tabor ao Calvário
Neste segundo domingo da Quaresma o Evangelho situa Jesus a caminho de
Jerusalém. Esse caminho está cheio de referências simbólicas, já que é o caminho
que o levará a ser “entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado, coberto de
escarros, depois de açoitá-lo, eles o matarão. E no terceiro dia ressuscitará”.
(Lc 18,32) É um caminho de subida até a entrega de sua própria vida, até sua morte
e ressurreição. Essa mesma simbologia a podemos aplicar à Quaresma: um “caminho”
de subida, de entrega, de sacrifício pelos outros, de jejum, caridade e oração,
para encontrar-nos com o crucificado que ressuscita dentre os mortos. Poderíamos
dizer que os cristãos sempre estamos “a caminho”, mas de maneira especial, o
experimentamos neste tempo da Quaresma.
Neste “caminho” Jesus, hoje sobe com três de seus discípulos a uma montanha
para rezar. Lucas (cf. Lc 9,28b-36) não fala de Transfiguração, mas descreve o
que aconteceu através de dois elementos: o rosto de Jesus que muda e a sua
veste que se torna resplandecente, na presença de Moisés e Elias: “Enquanto
orava, o aspecto de seu rosto se alterou, suas vestes tornaram-se de fulgurante
brancura. E eis que dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias que,
aparecendo envoltos em glória, falavam de seu êxodo que se consumaria em
Jerusalém.” (vv.29-31)
Olhando o cenário evangélico
anterior à “Transfiguração” de Jesus vemos Herodes se perguntando perplexo
sobre quem é Jesus: “Quem é esse, portanto, de quem ouço tais coisas?” (Lc 9,9). Por outro lado os
discípulos acabam de confessá-lo em Cesaréia de Filipe como Messias (cf. 9,18-21),
e ai vem o anúncio da paixão desconcertando-os e deixando-os perplexos e perdidos
num mar de duvidas.
Jesus era plenamente consciente da sorte que o esperava e a assumia com
serenidade e inteireza. Porém, seus discípulos prediletos, assistem atônitos e
desconcertados à cena: “a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto”.
(Lc 9,36)
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