domingo, setembro 22, 2013

A incompatibilidade entre o dinheiro e o evangelho

Jesus hoje nos instrui a nós que também somos seus discípulos e discípulas, e que escutamos sua palavra como Palavra de Deus, sobre a relação entre a atitude do cristão e o dinheiro, a riqueza e a acumulação de bens. Jesus, em tom de advertência falou sem meias palavras, para que todos entendamos: “Ninguém pode servir a dois senhores... Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” (Lc 16,13)
“Riqueza e pobreza nas páginas de Lucas revestem-se de uma grande importância, pela didática e pelo valor muitas vezes em contraste com o Evangelho. Se a pobreza é uma das condições fundamentais para acolher a salvação de Deus, a riqueza não colocada ao serviço do Reino constitui um obstáculo intransponível no caminho da conversão e do seguimento de Jesus. O episódio do jovem rico (cf. Lc 18,18-23), o qual perguntava ao Mestre que é que devia fazer para ter a ‘vida eterna’, e perante o convite a vender os bens e distribuí-los aos pobres se afasta triste, é paradigmático para compreendermos a perspectiva dos evangelistas acerca da riqueza e da sua relação com o Reino. Esta visão está radicalizada em Lucas, que nas bem-aventuranças coloca em primeiro lugar precisamente os pobres: ‘Felizes de vós, os pobres, porque o reino de Deus vos pertence.’ (Lc 6,20) Paralelmente, apresenta a condição muito menos tranquilizadora dos ricos: ‘Ai de vós, os ricos, porque já tendes a vossa consolação’. (6,24) (Casarin, 2010.)
Sem dúvida nenhuma, a advertência de Jesus sobre o perigo do dinheiro e das riquezas nos atinge a todos, porque todos nos importamos com o dinheiro. Se eu disser que o dinheiro não me preocupa é mentira, porque tenho que pensar como pagar as contas da paróquia. E assim como se passa comigo, passa-se também com todos vocês, porque estamos metidos nesta sociedade em que nada se pode fazer sem dinheiro.
VEJA MAIS AQUI: CLIQUE AQUI!

Um comentário:

  1. Comentar o que Padre? O senhor já disse tudo e mais um pouco, sábias palavras.

    ResponderExcluir