sábado, outubro 13, 2012

A sabedoria do seguimento



Prosseguimos a leitura do capítulo 10 do Evangelho de São Marcos, um conjunto de ensinamentos não muito homogêneo, vários textos em que Jesus instrui seus discípulos. Se a semana passada acompanhávamos a discussão de Jesus com os fariseus sobre o divórcio, hoje a palavra de Jesus é sobre o perigo das riquezas no verdadeiro seguimento. Não se trata de um ensinamento sobre
o “voto de pobreza dos religiosos”, mas sim de algo que afeta a salvação de todos.

A Liturgia da Palavra deste Domingo nos oferece no trecho do livro da Sabedoria (cf. Sb 7,7-11) e da Carta aos Hebreus (cf. Hb 4,12-13) um dos pensamentos mais belos sobre a sabedoria e a Palavra de Deus. “Supliquei, e inteligência me foi dada; invoquei, e o espírito da Sabedoria veio a mim”. (Sb 7,7) “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes”. (Hb 4,12)

A Palavra de Deus e a sabedoria são os ingredientes, a melhor receita para viver bem. Necessitamos da sabedoria dada por Deus e podemos encontrá-la em sua Palavra que é eficaz porque o próprio Deus está nela operante. Por isso o autor anônimo da Carta aos Hebreus acentua uma qualidade sua: é penetrante, conhece tudo, até os recônditos segredos do coração humano, descobre nossos sentimentos, nossas debilidades: “Penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e as intenções do coração.” (Hb 4,12) Podemos confiar nessa Palavra pois ela não é ideologia, nem algo vazio. A Palavra de Deus é para o cristão a fonte da sabedoria.
veja mais em nossa página de artigos através do link:http://paroquiadefatimacg.blogspot.com.br/p/artigo-pe-assis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário