terça-feira, setembro 18, 2012

A Palavra de Deus



A Palavra de Deus
A Igreja dedica o mês de setembro à Bíblia, oferecendo-nos a oportunidade de estudar, refletir e acolher o ensinamento bíblico, para enriquecer-nos e abrir novos horizontes para a nossa vida.
Estamos para iniciar a grande celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e do Ano da Fé, que terá início no dia 11 de outubro próximo e terminará na Solenidade de Cristo Rei, no dia 24 de novembro de 2013. Este Concílio nos ofereceu vários documentos que têm norteado o caminhar da Igreja nestas últimas cinco décadas, entre eles a Constituição Dogmática “Dei Verbum”, que trata da revelação de Deus nas Sagradas Escrituras.
Conhecer a Sagrada Escritura e acolher toda riqueza da Palavra de Deus é, evidentemente, condição indispensável para que cada comunidade cristã viva com fidelidade sua fé e siga os passos do Divino Mestre. A fonte da espiritualidade do cristão é a Palavra de Deus. São João com muita clareza nos expõe: “quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,21). Os mandamentos da Lei de Deus são a síntese da mensagem bíblica, que Jesus Cristo veio dar pleno cumprimento.
Os momentos significativos da nossa vida são iluminados pela Palavra de Deus. Os sacramentos marcam as etapas da vida cristã: o nascimento (batismo), refeição (eucaristia), juventude (crisma), união conjugal (matrimônio), fraqueza e pecado (confissão), serviço à Igreja (ordem) e enfermidade (unção dos enfermos) e são pautados pela iluminação da Palavra de Deus. Cada momento deste é vivido na presença do Pai que fala carinhosamente aos filhos, mostrando-lhes o necessário para construir a felicidade e a paz. Nestes momentos principais, sentimos a totalidade da vida iluminada pela presença divina e temos certeza que a mensagem do Pai é palavra de vida eterna.
Viver a Palavra de Deus faz a diferença! Os santos e as santas são homens e mulheres que se sentiram atraídos pela mensagem da Sagrada Escritura e procuram vivê-la cada instante da sua existência. Praticar a Palavra de Deus é o máximo que cada um pode realizar em sua vida. O mundo de hoje precisa de campeões da Palavra de Deus, ou seja, de pessoas que gastam suas vidas fazendo o bem, promovendo a dignidade dos irmãos, defendendo a vida e construindo um mundo mais justo e solidário. São milhões e milhões de pessoas que vivem assim: fazendo o bem. Graças a elas este mundo vai sendo contagiado pela força da Palavra de Deus e vai gerando esperança.
A todos que fazem a Diocese de Caicó e participam das comunidades cristãs no Seridó, dirijo esta reflexão e reconheço que nesta terra árida de chuva, jorra vontade de ajudar o semelhante. O clima de fé, a devoção a Sant’Ana e aos padroeiros são meios para acolher e praticar os mandamentos de Deus. Trilhar este caminho é pisar firme na estrada da alegria de pertencer à Igreja de Jesus Cristo e de ser contado entre aqueles que Deus elegeu como filhos e filhas.
Que Sant’Ana e todos os padroeiros ensinem seus devotos a viver cada dia a Palavra do Senhor e seguir jubilosos Jesus Cristo, o Filho de Deus, a Palavra encarnada na nossa história.
Bênçãos do Deus Pai de Infinita Bondade!
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz
Bispo Nomeado para Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário