quinta-feira, janeiro 19, 2012

Carta ao DIZIMISTA


Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
Diocese de Campina Grande
Pastoral do Dizimo

"Dê cada um conforme o impulso do seu coração,
sem tristeza nem constrangimento.
Deus ama o que dá com alegria" (2Cor 9,7)

Caríssimos irmãos e irmãs.

Ao iniciarmos este novo ano devemos agradecer a todos os dizimistas fiéis que assumiram o seu papel consciente, devolvendo fielmente o seu dízimo, contribuindo para a evangelização na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e suas comunidades. A certeza que nos vem e que deve ser partilhada com cada um de vocês, caros dizimistas, é a de que a devolução do dízimo feita mês a mês por cada um de nós muito contribui para o trabalho de evangelização da comunidade, pois o dízimo é uma prova de confiança na Palavra de Deus e uma questão de amor a comunidade que você vive.
O ano de 2012 para nós desta Paróquia, é o ano especial da celebração do jubileu de ouro da construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima. Alegramo-nos pois nesta casa de Deus e de Maria, muitos foram os que receberam o batismo participaram aqui pela primeira vez da Eucaristia e aqui se crismaram ou celebraram seus casamentos e esparamos que esta casa seja sempre mais acolhedora e aberta a todos que têm fé.
Podemos afirmar que o dízimo é contribuição quando fazemos dele uma expressão espontânea e responsável de nossa participação na vida de uma comunidade de fé. Acredito que todos nós nos perguntamos: Por que devo ser dizimista? E a resposta deve ser, porque a comunidade é sua, é nossa!
Você tem aqui a sua casa, batiza aqui seus filhos, usa esta Igreja para a catequese e a primeira comunhão e, provavelmente aqui eles se casarão. Aqui você reza, agradece a Deus, manda celebrar missas de louvores, ação de graças e nos momentos de dor, aqui também reza pelos seus mortos. Se a comunidade funciona bem, quem sai ganhando é você e sua família.
Como na sua casa você tem gastos, também a Igreja tem suas despesas mensais: manutenção e conservação da igreja, casa da comunidade, salário do padre e dos funcionários, encargos sociais e impostos, água, luz, telefone, material litúrgico, catequético e pastoral, etc
Você que é católico e ama a sua Igreja, a sua comunidade e quer que ela funcione bem, deve contribuir com o dizimo, mas faça-o com generosidade e alegria! Cada gesto de doação, não importa qual o valor, é um gesto de fidelidade e de entrega total. É sinal de desprendimento, desapego e compromisso com a sua Igreja. Mas, não estaria na hora de uma melhor partilha, quem sabe de um reajuste no seu dizimo, atualizando-o para valores mais reais? 
O dízimo, quando oferecido com fé, torna-se instrumento de construção da comunidade e, consequentemente, meio privilegiado de evangelização. Dízimo sem fé não é dízimo: é pagamento. E a Igreja não é um supermercado de graças onde os cristãos negociam com Deus. Deus não vende nada: ele oferece tudo gratuitamente. Dízimo e fé são inseparáveis. Quem “paga” o dízimo age como se Deus pudesse ser comprado, quem “devolve” o dízimo oferece a Deus um pouco do tudo que a Deus pertence.
Que neste novo ano, as bênçãos desçam sobre você, dizimista, sobre seus familiares. A Vocês são devidos os agradecimentos por tudo o que fizeram e contribuíram para que a Pastoral do Dízimo pudesse se manter firme no seu propósito de prover e dar sustento à obra de Deus. e igualmente sobre você que ainda não é dizimista, e sua família, permanecendo por todo o ano de 2012!
A cada um de vocês que doaram, não da sobra, mas do principal, o nosso muito obrigado. As bênçãos divinas não lhes faltarão!

Campina Grande, 18 de janeiro de 2012

Pe. José Assis Pereira Soares
Pároco de Nossa Senhora de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário