sábado, janeiro 01, 2011

Dia da Confraternização Universal e da Paz

O Dia da Fraternidade Universal ou Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz é um feriado comemorado no dia 1º de janeiro, em quase todo o mundo. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente, há uma vigília na noite de 31 de dezembro em que se celebra com muita festa a passagem do ano. Essa data foi criada em 1968 pelo Papa Paulo VI para que fosse festejada pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, etnia, posição social ou econômica.

No desejo desse Papa encontramos o verdadeiro significado de “Confraternização”, palavra que exprime na sua essência a ação de congratularmo-nos como irmãos e irmãs que somos pela vontade e amor do Pai. Confraternizar-se é, pois, paz, equilíbrio, serenidade e, acima de tudo, alegrar-se na companhia dos irmãos, independente das diferenças e contraposições de cada um, dentro das suas limitações e sordidez humanas. Os sentimentos originados dessa atitude fraterna suscitam nos homens expectativas de boas e agradáveis relações, como também motivam a esperança de tempos melhores nas relações com o outro, imprescindíveis para que tenhamos uma vida mais justa e fraterna, uma vida baseada no diálogo, na partilha, na comunhão, e num espírito mais cooperativo.

É indiscutível que guerras e disputas existiram, existem e certamente vão continuar existindo no mundo. Não é fácil a aceitação das diferenças, principalmente quando vêm acompanhadas de antigos e arraigados ódios, sejam eles herdados de gerações ou por razões de um tempo que não é nosso. Todavia, compreendemos que esses sentimentos não fazem sentido, pois só atrasam e definham as relações humanas tão necessárias ao nosso viver.

Muitas nações ainda lutam entre si, às vezes, contraditoriamente, em nome de Deus, deuses ou deusas. Aquilo que deveria unir homens em um sentimento de obediência e respeito ao Criador e, portanto, às coisas criadas, acaba sendo motivo de desunião, de desamor, de não confraternização, de destruição e de ruína; atitudes que acabam se tornando “pedra de tropeço” no desenvolvimento econômico e social de qualquer povo.

No Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz, portanto, é importante que toda a humanidade se veja como um único e absoluto caminho para a paz e para a união de cada homem, e de cada mulher, esforçando-se para assumir um compromisso com a evolução, o desenvolvimento e a progressão da espécie humana na sua mais sublime razão de existir. Para isso, é preciso que o homem tome como ensinamento os exemplos deixados por nosso irmão maior: Jesus Cristo, aprendendo como Ele a viver para servir aos irmãos e fazer a vontade do Pai, glorificando ao Pai e rendendo graças a todas as maravilhas por Ele realizadas em nosso favor.

É desejo de todos nós que neste dia de confraternização as pessoas do mundo inteiro tenham sempre essa máxima dentro de si, para que os sentimentos de ódio e rancor não mais permeiem os corações dos homens de boa vontade. Ansiamos que a humanidade dê finalmente uma prova de que aprendeu a lição do amor, da caridade e da benevolência de ações voltadas para o irmão, principalmente para aqueles menos abastados de bens e da atenção do próximo, nesse mundo do individualismo e do egocentrismo que isola e afasta o irmão do convívio fraterno com os outros.

Feliz Dia Mundial da Confraternização Universal a todos os cristãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário